Review Final Fantasy XVI

Neste review, Pancho compartilha sua experiencia na aventura de Clive para salvar Valisthea de sua destruição!

Pancho Red Falcon

11/6/20235 min read

FINAL FANTASY XVI

Sintese do Jogo:

Final Fantasy XVI é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix. É o décimo sexto título principal da série Final Fantasy e foi lançado mundialmente em 22 de junho de 2023 para PlayStation 5.




FINAL FANTASY XVI

Sobre o Jogo:

Final Fantasy XVI resgata a essência de fantasia da série final fantasy, com foco na ação de combate, porém o jogador tem a opção de facilitar as coisas jogando no modo história, ou equipando equipamentos que facilitam tudo(fazem as coisas automaticamente. Final fantasy XVI leva vc a pela de Clive Rosfield no mundo moribundo de valisthea, este mundo está morrendo e é dividido entre seis reinos que brigam pelo poder e controle dos cristais e dos eikons, que aqui são invocados por certos humanos, chamados de Dominantes. A história impecável da trama surpreende, com várias reviravoltas, e um final de partir o coração, mas digno de um Final Fantasy que fez jus a seu nome.




FINAL FANTASY XVI

O que achei?


Viver o desenvolvimento a história de clive, seus traumas, ele descobrir seus poderes e tudo que fez de maneira inconsciente, sua ligação com o vilão da história, seu relacionamento com Jill com Joshua, com os outros personagens, como não ficar impactado com os trágicos eventos do decorrer da história, impossível, tudo de uma maneira leve e orgânica que te faz querer avançar mais e mais para descobrir como acaba.

Clive aprende pela dor, que não se pode salvar todos, e no final faz o sacrifício supremo para livrar as gerações futuras, triste, trágico, comovente, épico! A outros pontos de interesse no jogo deixando de lado sua gameplay, pois pra falar de final fantasy tem que se falar de história, que cinemáticas, que capricho que lindo as imagens, o som impecável, as batalhas entre os eikons são titânicas. A interação com torgal seu fiel escudeiro também é muito legal. Viver a busca por redenção de clive e salvar o mundo da ameaça do último.

Jogar Final fantasy me fez sentir no meio de games of thrones, participando ativamente de tudo, e como não amar os personagens coadjuvantes da saga, se é que podemos chama-los assim, cid, gav, dion e tantos outros.

E os chamados vilões por assim dizer não deixam por menos, Benedikta, Barnabas, Hugo, que personagens relevantes ao enredo, sem deixar de lado claro, ULTIMA, o vilão por trás de tudo.






FINAL FANTASY XVI

Falando da gameplay final fantasy XVI é gostoso de jogar, flui e você não vê passar, tem as missões opcionais mas vc acaba fazendo por que não custa e não demora, e faz parte da sua progressão, as possibilidades de sequências com as diversas habilidades dos aekons também é um atrativo do jogo, vc pode até mesmo no late game sortear as habilidades e jogar no modo aleatório para se divertir um pouco. Aos fãs de dificuldade o modo final fantasy é um desafio a mais a ser batido, mas longe de ser impossível pra quem domina as mecânicas do jogo,que repito, são muito legais e fáceis de aprender, esquiva, contra-ataque, sequência, combos, super poderes. SENSACIONAL, e é claro, AS LUTAS COMO EIKONS SÃO UM CASO A PARTE DO JOGO, CADA LUTA É UM EVENTO ÚNICO QUE DEVE SER APRECIADO AO MÁXIMO PELO JOGADOR.

Diferente de alguns dos jogos da série FFXVI não é um jogo de mundo aberto, você pode explorar pontos específicos do mapa que ficam disponíveis dependendo da parte que você está na história, o que a meu ver foi um acerto da Square Enix.

Um jogo cinematográfico com cinematicas de dar inveja aos rivais da franquia, e animações in game não menos perfeitas, além de trágicas muitas vezes. O excesso de ação não atrapalha pois quando a história tem que se alongar ela se alonga, você pega a pipoca e assiste os belos 5 a 10 minutos de animação.

Não jogava final fantasy desde o XVII e voltar nesse foi um acerto, o final me deixou de coração partido mas satisfeito por ter vivido na pele de Clive e ter feito parte de sua jornada épica nessa aventura medieval incrível que é FINAL FANTASY XVI.






FINAL FANTASY XVI

Considerações Finais:


Todo dono de PS5 deveria jogar Final Fantasy só pelo gráfico, pelos sons, pelas imagens que é de tirar o fôlego, título obrigatório aos donos de PS5. Mas além disso o jogo se mostra um RPG MEDIEVAL CINEMATOGRÁFICO com foco na ação e uma lore impecável, digna dos saudosos 7 e 8 em sua história. Inovador acredito que o game tenha sido um grande acerto da SquareEnix e espero que tenha spin off para poder viver mais aventuras no INTERESSANTÍSSIMO mundo de valisthea. No fim o jogo passa uma mensagem para o jogador refletir oque é muito legal por parte do diretor do game também.

Final Fantasy XVI é um dos melhores jogos da franquia dos últimos tempos sendo um investimento obrigatório para todo amante de um bom RPG, e dos jogos da franquia. Um investimento que vai lhe proporcionar 100 horas ou mais de emoção, diversão, raiva, e no final uma sensação de dever cumprido, pois como RPGISTA que somos, nos colocamos no lugar do protagonista e fazer isso com CLIVE, é de fato único. Recomendo muito essa obra de arte da Square Enix.


Nota: Minha nota para o Jogo é 9.5.

É isso amigos, e vocês jogaram FINAL FANTASY 16? curtiram o jogo? deixem a opinião de vocês em nossas redes sociais e responderemos seu comentario!


ABRAÇOS DO FALCÃO.

Por Pancho.

06 de novembro de 2023.






Bem-vindo ao ninho falconico da Red Falcons Gaming! Neste blog, você encontrará análises detalhadas dos jogos mais recentes, dicas valiosas do Pancho e informações exclusivas sobre os jogos que participamos, como PC, PS5 e muito mais. Acompanhe nossos posts e fique por dentro do universo gamer!